Você sabe como é que se vence uma negociação?
Com boas técnicas de persuasão? Com um produto de qualidade?
Bom….bem….
Vou te falar que não. Na verdade, você precisa entender o que está acontecendo. Entender no sentido de compreender, analisar…e talvez a ciência possa te ajudar com isso!
A ciênciaa???
Sim, não estou louca! Rsrs.
O neurobusiness, a psicologia do consumidor e a linguagem corporal estão cada vez mais infiltrados nos negócios e, com isso, muitos empresários estão entrando de cabeça para utilizar essas habilidades a favor – inclusive na hora de uma negociação.
E pra aprender, não é preciso fazer faculdade! Algumas dicas práticas podem te ajudar.
Eu li muito sobre isso, e, após estudar, resolvi te passar 5 gestos efetivos para que você vença toda e qualquer negociação!
Vamos lá?
Direto e reto: evite posturas perdedoras. Gestos muito introvertidos e braços fechados podem ser um problema – podem indicar que você ou está submisso, ou está muito fechado para a negociação. Faça poses de poder: adote uma postura ereta, segura e se imponha.
Um bom aperto de mão já demonstra sua segurança de imediato. Aperte, com força, de modo que as suas mãos estejam em igualdade com a pessoa com a qual você vai negociar.
Pouca gente sabe disso, mas sua postura diz muito sobre a situação. Por exemplo, se o clima estiver muito tenso, mantenha a postura com as costas arqueadas de maneira ereta – isso dá a entender que você está amigável e aberto a conversar.
A sua expressão tem que estar de acordo com tudo o que você diz. Se você está transmitindo uma boa alternativa, transpareça um sorriso e uma expressão positiva, por exemplo.
Pesquisas feitas nos Estados Unidos indicam que pessoas inseguras tendem a deixar a caneta na posição horizontal. Observe bem essa atitude! Com isso, você pode entender o comportamento do seu “adversário” e ver por onde você pode argumentar!
Gostou das dicas? Já ouviu falar de mais alguma?
Quero saber de você, hein?
Aliás, tenho até um e-book gratuito sobre isso, bem aqui. É só clicar e fazer o download!
Até a próxima!
Um abraço,
Laila.
Entre em contato!