PITCH DO FUTURO: OS AVANÇOS DA NEUROCIÊNCIA A FAVOR DO SEU SUCESSO

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Conte cinco segundos. Quando conhecemos alguém, cinco segundos é o tempo necessário para formarmos uma opinião sobre essa pessoa. Isso é o que diz Amy Cuddy, renomada psicóloga de Harvard. Um intervalo de tempo curtíssimo e aparentemente passageiro, mas determinante e essencial, que estabelece o tom e a base de nossas relações interpessoais e profissionais, é a tão falada primeira impressão. Já tinha pensado que o breve instante em que cumprimentamos alguém produz consequências duradouras (e, às vezes, eterna)?

Você já parou para pensar como essa informação é extremamente estratégica para o seu negócio? Isso vai além de uma simples curiosidade. Quem percebe a profundidade e a importância disso certamente está anos luz à frente na árdua escalada rumo ao sucesso.

Antes de mais nada quero esclarecer que esse não é mais um artigo que fala sobre primeira impressão. No decorrer desse texto, vou lhe mostrar como essa primeira impressão ocorre e como utilizá-la ao seu favor. Vamos embarcar nessa jornada juntos?

No mundo de negócios e empreendedorismo, as relações interpessoais são um recurso valioso. Estamos a todo momento fazendo novas conexões e gerando primeiras impressões. E, assim como nós avaliamos as pessoas, também somos avaliados. 

E é muito mais do que isso. Hoje, em tempos de intensas transformações no mercado de trabalho – vivemos a chamada transformação digital -, o sucesso da empresa e do empreendedor depende de novas habilidades, chamadas de Soft Skills: comunicação assertiva e não-violenta, liderança e noções de gestão, para citar algumas. 

PITCH DO FUTURO

Ele não é o Pitch que você já deve conhecer (e que inclusive consegue achar tutoriais e dicas batidas em milhares de links da internet). Trata-se da comunicação em plataformas atuais e que você pode estar desperdiçando, como, por exemplo, Facebook, Instagram, WhatsApp e LinkedIn!

O PITCH é uma Soft Skill que facilita a comunicação. E como podemos nos conectar com o outro utilizando a comunicação? A neurociência explica.

A NEUROCIÊNCIA NA COMUNICAÇÃO

Os últimos avanços na neurociência jogaram uma nova luz no funcionamento do cérebro e alguns mecanismos de comportamento humano inconsciente. O cientista Paul Maclean desenvolveu a teoria do Cérebro Trino.

Essa teoria diz que o cérebro humano é dividido em três aspectos importantes: instinto, emoção e razão.

Essas três estruturas cerebrais, segundo a teoria, evitam que a pessoa seja persuadida, e são as “defesas naturais” do cérebro, a que eu costumo chamar de “barreiras”. Todos nós possuímos essas barreiras que nos protegem de perigos e regulam nossos comportamentos e decisões.

Para atravessar essa barreira, é preciso utilizar a comunicação adequada e habilidades de relacionamento interpessoal, pois somente com elas você alcança o “match” com o seu interlocutor. O “match” de que estou falando não é aquele do aplicativo de relacionamento, é um “match” tipo “meu santo bateu com o dele”. Entendeu? 

E ao vencer esse primeiro bloqueio você gera uma boa impressão. E o PITCH DO FUTURO, de que estamos tratando aqui, é justamente a sua ferramenta para contornar – de forma ética – essa primeira barreira do cérebro.

COMO USAR O PITCH DO FUTURO

Vamos pensar numa situação prática que eu e você vivemos no dia a dia.

Como você faz para pesquisar sobre uma pessoa? Imagino que seja como eu, auxiliada pelo meu querido guru Google! E o que encontramos nessa ferramenta? Sites e perfis em redes sociais!

O Pitch do Futuro é focado no seu perfil profissional no mundo digital. E saber utilizar essas ferramentas on-line nos dias atuais é imprescindível para alcançar o “match” com o seu parceiro ou cliente. 

Você tem utilizado essas tecnologias da forma correta? Como sua imagem profissional está sendo apresentada nessas redes? As redes a que me refiro são: Facebook, Instagram, LinkedIn, WhatsApp, entre várias outras que surgem a cada piscar de olho.

Quero te colocar em cheque. Pense. Você fecharia negócio com um profissional que “detona” os seus próprios fornecedores no perfil pessoal? Ou faria uma parceria com um profissional que compartilha imagens inapropriadas no perfil?

Hoje essas são as ferramentas responsáveis por causar as primeiras impressões. Por isso, é preciso cuidar da sua imagem dentro dessas plataformas digitais.

Quer saber como fazer isso?

Quais informações sobre o seu trabalho ou empresa são relevantes para atrair o seu público? Destaque nas suas redes o que você faz para os seus clientes e mostre o seu diferencial. Utilize essas informações e se destaque nesse mundão que se chama internet.

Compartilhe conteúdos relevantes para a sua área de atuação, redija artigos e postagens que demonstrem que você é uma autoridade sobre o assunto. Utilize cada oportunidade para mostrar que ter você como um parceiro seria uma vantagem.

Interaja com empresários do ramo, faça contato, marque uma reunião ou um café. Mas não chegue nas reuniões de mão abanando, vá com uma proposta em mente, não deixe a oportunidade de fazer novos negócios passar. 

Com o Pitch do Futuro, você pode consegue ultrapassar a barreira do cérebro Reptiliano e transformar os 5 segundos em um tempo infinito para a primeira impressão.

A cada informação, a cada postagem que a pessoa ler sobre você e seu trabalho vai agregar valor e reconhecimento, é assim que o “match” e a conexão acontecem hoje em dia.

A conexão ocorre por meio da comunicação, e por isso essa é a área mais importante na hora de fechar negócios, não é verdade? Quem se comunica bem, multiplica seus resultados e alcança seus objetivos mais rápido. 

E como a primeira impressão é a mais importante, é preciso planejar a sua apresentação para que ela seja perfeita!

Em minhas mentorias, auxilio profissionais de diversas áreas a se prepararem para suas apresentações, sejam elas físicas ou virtuais. Como iniciar uma conversa, como cativar o interlocutor, como se portar em apresentações, como contornar objeções e fechar negócios.

Saiba mais sobre a mentoria.

1 Comentário

  1. Elba Souza disse:

    Informações, conteúdos valiosos

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