5 dicas para manter a concentração no ambiente de trabalho

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Gente passando, conversando, porta se abrindo, fechando. Telefone toca, o fone de ouvido do colega está alto demais…e você no meio de tudo isso! Como manter a concentração desse jeito?
E sabe uma coisa que acontece muito em situações como essa? Você se distrai e acaba se confundindo nos seus afazeres, ou esquecendo alguma tarefa diária.

Vamos cuidar para que isso não aconteça? Seu desempenho no ambiente de trabalho é importante para você, para a empresa e para a sua equipe.

Confira agora 5 dicas para manter a concentração no trabalho:

Cuidado com os ruídos!

E essa dica vale de maneira geral. Algumas pessoas têm mais dificuldade para se concentrar do que outras. Portanto, qualquer conversa paralela ou qualquer ruído externo pode prejudicar – e é aí que entra o fone de ouvido. Ele pode ser seu amigo ou inimigo: utilize-o para amenizar o barulho, ou para ouvir uma música que goste e assim se isolar de tudo o que não faz parte do seu ambiente, do seu computador e da sua mesa. Mas só vale ouvir música se você for capaz de trabalhar dessa forma! Saiba os seus limites.

Estabeleça uma rotina

Infelizmente no ambiente de trabalho tudo pode mudar. Um cliente pode antecipar ou atrasar uma reunião ou uma call, por exemplo. Mas, mesmo assim, é importante estabelecer uma rotina. Especifique para os clientes o seu horário de maior disponibilidade para reuniões e calls, seja pontual e utilize o restante do tempo para executar as tarefas diárias da sua lista – exatamente, LISTA. Se não tiver uma, comece a fazer agora! Anote todo dia numa agenda as pendências, pois assim você controla não só a sua concentração, mas o seu foco e a sua produtividade.

Faça intervalos

Levante, alongue-se, movimente a circulação, vá ao banheiro, beba água, dê uma volta no jardim (e volte! haha). De nada vai adiantar você ficar direto por horas no mesmo trabalho. Você pode ter dor de cabeça, articulares e sintomas de estresse, além da possibilidade de surtar. Saiba revezar os seus horários (por isso estabelecer uma rotina é importante!) e você terá tempo para tudo. Cinco ou dez minutinhos de “distração” não vão te fazer mal!

Encontre uma opção

Para algumas pessoas, trabalhar em “horários alternativos” funciona. Chegar mais cedo, sair mais tarde, trabalhar na hora do almoço (e ir almoçar mais cedo ou mais tarde, óbvio! Não pule as refeições haha). Fazer as suas principais atividades em horários mais sossegados, em que há pouca gente, também pode ajudar bastante.

Gerencie seu foco e sua produtividade

Lembra da agenda pra anotar a rotina e as atividades? Planeje-a. Diariamente. Sem falta. Compre uma agenda, coloque alarmes no celular e no computador, mas não deixe de se programar. Assim, você não deixa de fazer nenhuma tarefa, rende mais e aumenta seus resultados na empresa! Isso nada mais se chama do que gerenciar seu próprio foco – e assim, consequentemente, controlar e gerenciar seu nível de produtividade também. E não é difícil não, viu? Sobre isso, tem outras dicas para a sua empresa e para a sua equipe bem aqui nesse link.

E aí, qual a primeira dica que você colocou ou vai colocar em prática hoje? Conte nos comentários!

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