5 Estratégias de Marketing que deram (MUITO) errado!

Persuasão é Enganação?
25 de abril de 2017
Empresas para você se inspirar
9 de maio de 2017

Não podemos negar o poder que o Marketing tem na atualidade (por isso, inclusive, estou sempre falando sobre isso por aqui e sempre te mostrando os serviços que faço para as empresas). Mas as ações devem ser muito bem executadas – com a estratégia certa, e sempre com honestidade, de modo a encantar, e não enganar o cliente.

Veja alguns exemplos malsucedidos:

1- Toblerone

O famoso chocolate teve que diminuir seu tamanho no ano passado – mas não diminuiu a embalagem! Ou seja: acabou por enganar milhares de consumidores, que reclamaram nas redes sociais, inclusive, utilizando memes (que claro, viralizaram). Em resposta, a marca disse que preferiu não manter o tamanho para não ter que aumentar o preço do chocolate.

 

2- Adidas

Erro gramatical?

Praticamente. A Adidas dos EUA, patrocinadora da Copa América do ano passado, fez uma divulgação com os jogadores da Colômbia. A questão é que, em todas as peças publicitárias, ao invés de identificar o time como “Colombia” (nome do país em inglês), escreveram “Columbia”, nome de uma Universidade dos EUA. Opa…

 

3- Escola de Natação

Uma escola de natação da cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, na tentativa de fazer uma divulgação de suas aulas de natação infantil, pegou da internet a foto de uma criança nadando – sem saber que se tratava de uma imagem famosa que corria o mundo: um menino sírio que foi morto por afogamento numa praia após o naufrágio de uma embarcação. Com essa gafe, a lição que deixo para você é: cheque sempre as informações, e procure fotos de bancos de imagens, sem direitos autorais.

 

4- Hamburgueria

O vencedor da última edição do Mastercheff, Leonardo Young, se juntou com Bel Pesce e outro empresário para fundar uma nova hamburgueria em São Paulo. O problema foi que, logo após ganhar uma bolada no reality show, o cheff quis realizar um crowdfunding (“vaquinha” online) e que, segundo o público, oferecia em troca do valor mínimo recompensas e brindes que não valiam o valor pago. As críticas foram tão duras e intensas nas redes sociais, que o projeto foi cancelado.

 

5- Divulgando o concorrente

A Nikon utilizou uma imagem de uma câmera da Fujifilm (marca concorrente), retirada da internet para sua peça de divulgação. Apesar de explicitamente não ter o logo da concorrente, a câmera característica da Fujifilm podia ser facilmente reconhecida. Essa ficou conhecida como uma das maiores gafes do marketing do ano passado!

 

Tá vendo só a importância de utilizar a estratégia certa para o seu negócio? Não adianta: se você errar, pode ser irreversível.

Como anda a sua estratégia de marketing e vendas? Caso você esteja inseguro ou não tenha uma, eu te ensino como fazer da maneira correta. É só clicar aqui !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *