Você já percebeu como certas pessoas têm mais sucesso do que as outras?
Como aquela pessoa que entrou na empresa depois de você acaba decolando em sua carreira enquanto você fica aí, preso na mesma função e sem reconhecimento?
Ou você, profissional liberal, já viu pessoas que vendem muito mais que você, apesar de todos os seus esforços para oferecer um serviço de qualidade?
Podemos nos oferecer várias desculpas para esses eventos: ele tem mais experiência, azar, o mercado está ruim, ele é melhor que eu.
Mas não é bem assim.
O que acontece é que o seu concorrente, o seu colega, sabe como usar a influência a seu favor.
Eu estou falando para você já faz algum tempo: influência é poder e quem tem esse poder em mãos atinge seus objetivos.
Veja bem, não é que você não seja influente ao seu próprio modo. Mas a sua área de influência é limitada.
Quem tem sucesso na carreira ou em vendas certamente expandiu sua área de influência.
É o que eu chamo de Influenciosfera, ou seja, quão grande é a sua área de influência sobre as pessoas. Quem você influencia e por quem você é influenciado.
Todos nós temos nossas grandes influências, ou seja, estamos na Influenciosfera de alguém. Mas o objetivo aqui é aumentar o alcance da sua Influenciosfera. É fazer com que você consiga influenciar mais pessoas e consiga mais poder com suas ações.
Pensando nisso, para começar, eu preparei quatro dicas para você começar a expandir sua influência para as pessoas mais próximas de você. A influência é medida em círculos: comece com os mais próximos e expanda continuamente.
Evite a todo custo se fechar na sua “panelinha” dentro da empresa ou entre amigos. Você pode ter mais afinidade com determinadas pessoas, mas nem por isso deve deixar de lado as outras pessoas que trabalham na mesma área que você, ou mesmo em outras áreas.
Fazer panelinhas é algo natural do ser humano, mas as pessoas devem perceber que não podem se fechar. Para aumentar seu poder de influência, vá além do limite dos grupinhos do escritório e da sua lista de Facebook: esteja aberto para conversar com todas as pessoas que passam por você, pois você nunca sabe quando elas podem ser boas aliadas.
Aqui temos um erro de principiante. É normal acreditar que, antes de começar uma interação, você precisa “dourar a pílula”, tentar não mostrar que tem “segundas intenções” ao conversar com a pessoa.
Eu já digo o contrário: faça com que essas “segundas intenções” sejam a primeira coisa que você diz. Afinal, como é possível influenciar alguém para lhe ajudar se essa pessoa não sabe ao menos quais são os seus objetivos? O que você quer alcançar?
Certifique-se de que quem pode agir em seu favor conheça exatamente os seus planos e metas. Seja objetivo na hora de comunicá-los, para não restar dúvida ou algo que ficou “subentendido”.
Saber ler o mundo e as pessoas ao seu redor é uma característica essencial de quem quer aumentar o seu poder de influência. Afinal, para influenciar, você precisa conhecer a pessoa. Todos são aliados em potencial, mas você precisa descobrir como trazê-los para o seu lado.
Aqui entra uma das características mais importantes de persuasão, que é ouvir. Trata-se de investigar as características de personalidade: se é uma pessoa mais analítica ou mais expressiva, por exemplo. Faça perguntas, se interesse também por outros aspectos, como hobbies, metas, objetivos, preferências. Assim, você terá um bom insight de como lidar com o seu “alvo”.
Ok, já estabelecemos que você deve conhecer quem está a sua volta. Mas isso é só 50% do trabalho. E depois disso?
Depois de investir tempo para descobrir mais sobre as pessoas e suas prioridades, você será capaz de saber exatamente o que é importante para um e o que é para outro. Você saberá como motivar diferentes pessoas de diferentes formas.
Assim fica fácil para você identificar as chamadas de “moedas de troca” que você pode usar para conseguir influência. Ou seja, você saberá o que está ao seu alcance fazer e que é interessante para um colega de trabalho. O que leva à parte mais interessante para você: o que ele pode fazer por você?
Relações na Influenciosfera são mantidas por reciprocidade, ou seja, a capacidade de dar para oferecer.
Você entendeu as pessoas que o cercam e, melhor ainda, como motivá-las usando uma estratégia generosa de influência. Você conseguiu o que queria daquela pessoa. Acabou por aí?
No mundo da Influenciosfera, as relações nunca acabam.
Procure manter alianças, amizades e relacionamentos profissionais. Faça um esforço para não perder contato com quem você for conhecendo ao longo da sua carreira.
Por mais próximo que você tenha sido de alguém, passados vários anos sem contato, o laço se perde. Não dá para pensar que uma pessoa com quem você estudou há 30 anos e com quem nunca mais falou vai estar disposta a ajudá-lo.
Essa é uma questão importante para influenciar pessoas: ser constante.
E qual o melhor motivo para manter tantos contatos? Oras, contatos são ativos muito valiosos!
Muitas vezes há determinadas situações que alguma pessoa da sua rede de contatos pode ajudar a esclarecer, e quem sabe até fazer uma palestra, ou ser um afiliado que você precisa para atingir uma determinada demografia. É uma questão de ficar de olhos abertos para perceber no que o seu networking pode contribuir.
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Resumindo essas 5 dicas? A chave para aumentar sua Influenciosfera é aprender a conhecer as pessoas.
Saber como motivá-las individualmente, dar um motivo para que tais pessoas vejam você como um parceiro em potencial, alguém que elas ficariam honradas em acompanhar.
Não se trata de “puxar o saco”, mas sim de estabelecer uma relação sincera, generosa, onde ambos os lados ganham. Essa é a diferença entre ter um parceiro para um projeto ou para a vida profissional inteira.
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