O primeiro questionamento das pessoas para este ano é sobre o futuro do mercado: a crise continua? Vai impactar este ano?
Bom, infelizmente a resposta para o ano todo é incerta. O que se sabe, por agora, é que ela continua pelo menos até o meio do ano. Entretanto, a tendência é melhorar.
Mas a parte boa é: sua estabilidade ou o seu futuro no mercado não depende só da crise. Depende de você e das tendências que o mercado vai ditar para este ano! Acompanhe as mais importantes:
Cada vez mais (principalmente em período de crise) tempo é dinheiro. O mercado vai procurar por profissionais autossuficientes, que sejam capazes de resolver certos problemas sem a necessidade de passar pela hierarquia burocrática de uma empresa (que, aliás, tende a ser diminuída e otimizada).
O quanto você é disposto a arriscar? É importante colocar em prática a teoria do copo, meio cheio ou meio vazio – mas o seu deve estar sempre meio cheio. Se o erro trouxe prejuízo, paciência, pois vai te dar experiência. O importante é sempre arriscar e testar novas ideias!
As empresas estão cada vez mais contratando freelancers, permitindo home office e flexibilidade no trabalho (há colaboradores que são contratados apenas para alguns projetos, por exemplo!).
Essa palavra é importantíssima. Como anda seu repertório? O mercado precisa de pessoas que conheçam um pouco de tudo, saibam um pouco de cada área e estejam prontos para improvisar em determinadas funções.
O Conect-Ação é uma nova tendência, que preza que o cliente tem que fazer parte do todo, de todo o processo como se fosse parte da equipe. Além disso, o projeto deve ser gerenciado de maneira que seja bom e suficiente para todos os envolvidos.
Como isso tudo funciona na sua empresa? Quais as tendências que já foram implantadas? Conte nos comentários!
Entre em contato!