9 Técnicas para Você Ganhar Mais Respeito

Conheça a História da Adolescente Mais Influente do Mundo
18 de dezembro de 2015
O que é a Persuasão Generosa? O Uso das Palavras para Ganhar Aliados
14 de janeiro de 2016

Seja no Mercado de Trabalho, no Empreendedorismo, ou em qualquer momento da vida, você precisa de apenas uma coisa para se dar bem:

Você Precisa que as Pessoas Respeitem Você

E quando eu digo respeito, eu não quero dizer no sentido social, com polidez e boas maneiras. Mas sim, que as pessoas percebam que você está comprometido com os seus objetivos e sejam inspiradas pela sua postura.

Mas como fazer isso?

De acordo com as mais recentes pesquisas, você pode aumentar, e muito, a sua credibilidade com alguns truques de apresentação, conhecimento e habilidades interpessoais.

Com isso em mente, eu trouxe para você 9 técnicas infalíveis que farão com que as pessoas levem você mais a sério!

1. Deixe as Pessoas Falarem Sobre Elas Mesmas

Aqui vai um segredo muito óbvio e simples, mas muitas vezes esquecido: deixe as pessoas falarem sobre elas mesmas.

E não é apenas para puxar o saco não! De acordo com uma pesquisa feita em Harvard, falar sobre si mesmo estimula a mesma região do cérebro responsável pelo prazer do sexo ou de uma boa refeição.

“A ativação deste sistema ao longo de uma conversa indica que falar sobre si mesmo pode ser inerentemente prazeroso“, diz a revista Scientific American.

Sem contar que, quando as pessoas falam sobre suas experiências, elas ficam mais vulneráveis a outras pessoas e, ao abrir esse canal de vulnerabilidade, também formam laços sociais que focam no bem-estar de terceiros, ou seja, você.

2. Vista-se para Matar

“A aparência é o nosso primeiro filtro social”, diz Sylvia Ann Hewlett, autora do livro “Executive Presence“. E essa filtragem acontece mais rápido que você pode imaginar.

Pesquisadores de Princeton descobriram que precisamos de apenas 100 milissegundos para formar uma primeira impressão da pessoa, o mesmo tempo que um beija-flor leva para bater suas asas.

“A boa notícia é que essa impressão é construída ao prestar atenção aos cuidados pessoais, à estética e até a uma escolha inteligente de guarda-roupa“, de acordo com Hewlett. “Não tem a ver com o seu tipo corporal, a cor e textura do seu cabelo ou com a marca das roupas que você usa.”

O que quero dizer é que você não precisa usar apenas o terno cinza o tempo inteiro. Mas tente prestar atenção em como as pessoas mais bem vestidas do seu círculo se vestem e se espelhe nessas pessoas.

[optin_box style=”4″ alignment=”center” action=”https://www.aweber.com/scripts/addlead.pl” method=”post” email_field=”email” email_default=”Insira seu e-mail principal…” integration_type=”custom” double_optin=”Y” name_default=”Enter your first name”][optin_box_hidden][/optin_box_hidden][optin_box_code]

[/optin_box_code][optin_box_field name=”headline”][/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”]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[/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”]Seus dados estão 100% seguros e livres de SPAM.[/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”1″ text=”QUERO ME INSCREVER!” text_size=”16″ text_color=”#ffffff” text_font=”Montserrat;google” text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ text_shadow_panel=”Y” text_shadow_vertical=”1″ text_shadow_horizontal=”0″ text_shadow_color=”#000000″ text_shadow_blur=”0″ styling_width=”10″ styling_height=”17″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”1″ styling_border_radius=”13″ styling_border_opacity=”100″ styling_shine=”Y” styling_gradient_start_color=”#242424″ styling_gradient_end_color=”#171717″ drop_shadow_panel=”Y” drop_shadow_vertical=”1″ drop_shadow_horizontal=”0″ drop_shadow_blur=”1″ drop_shadow_spread=”0″ drop_shadow_color=”#000000″ drop_shadow_opacity=”50″ inset_shadow_panel=”Y” inset_shadow_vertical=”0″ inset_shadow_horizontal=”0″ inset_shadow_blur=”1″ inset_shadow_spread=”1″ inset_shadow_color=”#9c9c9c” inset_shadow_opacity=”42″ location=”optin_box_style_4″ button_below=”Y”]QUERO ME INSCREVER![/optin_box_button] [/optin_box]

3. Aprenda Como Dar o Aperto de Mão Perfeito

Um aperto de mão firme não é o mesmo que quebrar os ossos do seu interlocutor.

É uma questão de presença. De graça. De fazer o momento ser lembrado.

Então, como dar um aperto de mão inesquecível?

Em primeiro lugar, vire-se de frente pra a pessoa. Nada de ficar de lado. Depois, faça contato visual, aperte com firmeza, com o cotovelo em um ângulo confortável. Não “sacuda” a mão, a não ser que a outra pessoa insista. Se for o caso, pode sentir-se à vontade para sacudir!

E o mais importante: sorria, sempre. Sem um sorriso, não há presença, não há graça. Você não é um atendente de fast-food, você é você e deve marcar sua presença!

Com um aperto de mãos desse tipo você já demonstra que respeita, e muito, a pessoa que você está cumprimentando. E como a ciência já provou, mostrar respeito gera respeito.

4. Mantenha uma Postura Expansiva

Pode parecer incrível, mas a sua postura tem um impacto enorme em como você se sente, como você se apresenta e como outras pessoas percebem a sua presença.

Por exemplo, a famosa “postura de poder”, aquela de manter seus ombros largos e braços abertos, fará com que o seu sistema hormonal libere os elementos químicos necessários para que você se sinta (e pareça) mais confiante.

Não sou apenas eu quem digo isso, a psicóloga Amy Cuddy fez um TED Talk justamente sobre postura corporal e influência que você pode ver aqui.

Uma postura expansiva pode levar você ao sucesso, seja pela sua autoconfiança ou pela maneira que os outros percebem a sua presença.

5. Saiba o que Está Acontecendo no Mundo

A maior empresa de games do mundo, a Valve, diz que gosta de contratar funcionários que “em forma de T”, ou seja, pessoas que tem um conhecimento amplo em uma determinada área, aliado com interesses variados em muitos outros assuntos.

Obviamente esse padrão pode ser aplicado em qualquer carreira.

Você precisa estar atualizado com as mudanças do seu negócio, além de mudanças em outras áreas que possam, de uma forma ou de outra, afetar a sua prática. Somente assim você consegue falar com inteligência sobre o assunto.

O ideal é você fazer leituras diárias sobre o seu assunto principal, mas também manter uma boa base de conhecimento sobre outros assuntos, desde ciência, tecnologia e até cultura pop.

Esta simples ação torna você um profissional versátil e admirado por seus trabalhadores.

6. Esteja Sempre Preparado

Ignorância é a pior de todas as características que um profissional pode ter. Afinal, se você quer que suas ideias sejam levadas em consideração, você precisa ser a pessoa mais informada da sala.

Falando bem diretamente, você precisa desenvolver um conhecimento profundo na sua área de expertise.

Quando você apresenta uma ideia nova, é natural que os executivos mais experientes busquem defeitos no seu projeto. Tenha isso em mente e prepare todos os contra-argumentos que você conseguir pensar antes do momento da verdade.

Isso não apenas impressiona durante uma reunião, como também cria a imagem de um profissional implacável.

7. Conte Histórias

Números impressionam, certamente… Mas não são o suficiente para se conectar com pessoas.

Mais uma lição do TED Talks: as apresentações mais bem sucedidas são compostas 65% de histórias e 25% de dados, usados apenas para reforçar a credibilidade da sua fala.

Sheryl Sandberg, a COO do Facebook, percebeu isso antes de ministrar sua palestra arrebatadora no TED Talk em 2010.

“Eu planejava dar uma palestra cheia de dados e nada pessoal”, ela disse em uma entrevista.

Mas, antes de entrar no palco, uma amiga parou ela, falando que ela não parecia muito bem. Sandberg disse que quando ela saía de casa para sua apresentação, sua filha agarrou sua perna, implorando que ela não fosse.

“Então, conte essa história”, disse a amiga. Sheryl ouviu e lançou um movimento.

8. Regule seu Tom de Voz

Um dos piores erros que você pode fazer com a sua voz é terminar uma frase com um tom de pergunta. É o que os americanos chamam de “upspeak“.

Tem tudo a ver com subir seu tom de voz logo no fim da sua fala. Se você termina suas frases em um tom ligeiramente mais alto do que o início, você parece não ter certeza do que está falando, mesmo que você tenha domínio total do que diz.

Em uma pesquisa recente, 57% de 700 profissionais afirmaram que o “upspeak” faz com que uma pessoa pareça pouco conhecedora do assunto.

Resumindo? Seja lá o que você tem a dizer, diga com a voz firme e confiante!

9. Seja Confiante e Humilde

O autor e investidor Anthony K. Tjan disse que só conseguimos respeito através da união de humildade e confiança.

Apesar de parecerem opostos, na verdade, essas duas características se complementam muito bem!

Afinal, você precisa de confiança o bastante para conseguir comandar o respeito dos outros, mas deve balancear isso sabendo que há muito que você simplesmente não sabe e tem muito a aprender, mesmo com seus colaboradores. E essa humildade gera respeito, criando uma humanização da figura do chefe.

Podemos dizer com segurança que a humildade é o caminho para ganhar o respeito, já a confiança é o caminho para usar esse respeito adquirido.

Sem contar a máxima milenar que diz: quanto menos você sabe, maior seu desejo de aprender.

E então? Você acha que essas 9 dicas podem ajudar você a ser levado mais a sério? Ganhar mais respeito?

Eu tenho certeza de que esses poucos passos farão toda a diferença na sua vida profissional e pessoal, além de ajudarem, e muito, você a expandir a sua Influenciosfera.

Afinal, não adianta as pessoas apenas ouvirem você. Você deve ser ouvido e respeitado! Essa é a verdadeira forma de conseguir aumentar o seu espaço de influência.

No futuro entraremos em mais detalhes sobre alguns dos itens que falamos aqui. Então, continue acompanhando o blog da Influenciosfera porque vem muita coisa boa pela frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *