Você sabia que o terceiro maior sonho do brasileiro é ser dono do próprio negócio?
Pois é – é isso o que diz uma pesquisa feita recentemente pelo SEBRAE.
E você sabe como é possível ter o próprio negócio? Sendo um profissional qualificado, empenhado, focado, com visão de mercado – e de mundo. Um profissional completo.
Mas, antes de tudo, um profissional com vivência em empresas.
Você já deve ter visto aqueles programas de televisão em que as histórias de vida dos grandes gestores de empresa são mostradas contando como ele subiu, de office boy a gestor, ou de auxiliar de limpeza a dono do local. Isso por si só nos ensina muita coisa: temos que conhecer TODOS os departamentos da empresa. Saber as necessidades de cada colaborador, e principalmente, de cada área.
E te garanto que não é difícil. Se um dia o seu gestor te perguntar o que está acontecendo em determinada área da empresa, você vai saber resolver. E nisso, você já ganhou seu espaço. As empresas prezam por colaboradores que sabem resolver problemas de maneira rápida e criativa.
Além disso, seja educado com as pessoas, formal quando necessário, profissional em seu último nível. Tenha postura, convicção, autoridade – fale com propriedade. Dessa forma, se souber se portar, vai saber como falar em reuniões (e logo vai comandar uma!).
Se eu te falar que crescer na empresa é fácil, claramente vou estar mentindo. Mas se eu te disser que é impossível, essa seria uma mentira maior ainda!
Isso leva tempo, esforço. Determinação, estudo. E tempo. Eu já disse tempo? Hahaha.
Mas se você quer, vá atrás disso. Seja o melhor que você pode ser – para você mesmo e para a empresa. Faça o seu próprio plano de carreira, independente do que a empresa te ofereça. E, se o céu é o limite, cresça. Tenha seu próprio negócio também!
Cresça na empresa, no mercado, no mundo empresarial. Cresça na sua vida profissional para crescer na pessoal também!
2 Comentários
Muito bom essas dicas, nos leva a refletir melhor em tudo que fazemos
Que bom, José!
Você está indo pelo caminho certo para crescer na empresa?