Você lembra do que fazia da vida quando tinha 17 anos? Quais eram suas ações e como você influenciava as pessoas ao seu redor?
Aos 17 anos, Malala Yousafzai ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2014. Mais recentemente, apareceu na revista Times entre as 100 pessoas mais influentes de 2015.
Bastante impressionante, não? E tudo isso começou com um simples blog.
A jovem se tornou conhecida por desafiar o grupo armado Talibã ao lutar pelo direito de meninas estudarem no país. Em 2008, mesmo com a ordem do líder Talibã de interromper as aulas dadas às meninas, Malala continuou estudando no colégio (seu pai era o dono).
Foi nesse momento que Malala começou a escrever, sob um pseudônimo, o blog Diário de uma Estudante Paquistanesa, em que contava a situação das estudantes no país.
Essa simples ação teve uma séria retaliação. Aos 15 anos, quando voltava do colégio em um ônibus escolar, sofreu uma tentativa de assassinato por militantes do Talibã. Depois do ataque, em 2012, a garota foi levada à Inglaterra para sobreviver às represálias.
Em julho de 2013, no dia em que fez 16 anos, Malala fez um discurso histórico na tribuna da ONU, em Nova Iorque. Segundo Malala, a educação é a única solução e, principalmente, uma criança, um professor, um livro e uma caneta trabalhando juntos podem mudar o mundo.
[optin_box style=”4″ alignment=”center” action=”https://www.aweber.com/scripts/addlead.pl” method=”post” email_field=”email” email_default=”Insira seu e-mail principal…” integration_type=”custom” double_optin=”Y” name_default=”Enter your first name”][optin_box_hidden][/optin_box_hidden][optin_box_code]
[/optin_box_code][optin_box_field name=”headline”][/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”]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[/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”]Seus dados estão 100% seguros e livres de SPAM.[/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”1″ text=”QUERO ME INSCREVER!” text_size=”16″ text_color=”#ffffff” text_font=”Montserrat;google” text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ text_shadow_panel=”Y” text_shadow_vertical=”1″ text_shadow_horizontal=”0″ text_shadow_color=”#000000″ text_shadow_blur=”0″ styling_width=”10″ styling_height=”17″ styling_border_color=”#000000″ styling_border_size=”1″ styling_border_radius=”13″ styling_border_opacity=”100″ styling_shine=”Y” styling_gradient_start_color=”#242424″ styling_gradient_end_color=”#171717″ drop_shadow_panel=”Y” drop_shadow_vertical=”1″ drop_shadow_horizontal=”0″ drop_shadow_blur=”1″ drop_shadow_spread=”0″ drop_shadow_color=”#000000″ drop_shadow_opacity=”50″ inset_shadow_panel=”Y” inset_shadow_vertical=”0″ inset_shadow_horizontal=”0″ inset_shadow_blur=”1″ inset_shadow_spread=”1″ inset_shadow_color=”#9c9c9c” inset_shadow_opacity=”42″ location=”optin_box_style_4″ button_below=”Y”]QUERO ME INSCREVER![/optin_box_button] [/optin_box]
Com uma simples ação, com uma caneta, Malala mudou seu mundo e o de várias pessoas ao seu redor. Denunciou uma grande injustiça e foi nomeada uma grande humanitária, uma influência no mundo.
Eu ouso dizer que, depois de conhecer a história dela aqui, você também ouviria o que ela tem a dizer.
Seu blog expandiu sua Influenciosfera a tal ponto que ela ganhou influência o suficiente para receber um prêmio que um dia foi dado a Barack Obama, um dos homens mais influentes do mundo.
Então, o que podemos aprender com Malala?
Ela traz duas lições essenciais sobre a influência:
Se fosse um político inglês falando sobre a situação das meninas paquistanesas, provavelmente haveria alguma sensibilização. Mas o fato de uma criança paquistanesa ter coragem de falar sobre sua própria história (desde o desejo de continuar estudando até a tentativa de assassinato) como exemplo da situação traz um peso adicional ao discurso da menina.
Eu sempre digo que todo mundo tem uma história para contar. Talvez a sua não seja tão impressionante e dramática como a de Malala, mas certamente você consegue usar a sua história ao seu favor, como um argumento, para emprestar credibilidade para a sua fala e com isso ganhar influência.
Por mais que desejamos, influência não cai do céu. Você, sentado na sua cadeira nesse momento, não está aumentando a sua Influenciosfera. Você está apenas na Influenciosfera dos outros, sendo influenciado.
Veja bem, ser influenciado não é ruim: você entra em contato com outras ideias, outros repertórios, e expande o seu conhecimento do mundo. Todos nós somos influenciados por alguém. É inescapável.
Mas, para começar a exercer a sua influência no mundo, você deve agir. Começar algo que mostre seu comprometimento com mudar o mundo. Um e-mail, uma atualização no Facebook, um novo artigo no LinkedIn, um novo vídeo no Youtube.
A própria Malala ganhou poder e influência por meio de seu blog.
Então, faça algo agora. Comece seu caminho para aumentar sua Influenciosfera. O primeiro passo para algo grandioso só depende de você!
Entre em contato!