Vamos começar a conversa com um exercício de imaginação.
Imagine o seguinte cenário: uma nova família entrou para a sua vizinhança. Despretensiosamente, a tal família leva para você um bolo para estreitar uma relação e diz que se você precisar de qualquer coisa é só pedir, já que eles moram na casa ao lado.
Isso é uma gentileza muito grande e cria sim uma simpatia, mas não necessariamente estabelece uma relação de proximidade. Você não se sente obrigado a assar um bolo de agradecimento, ou mesmo esperar que seu novo vizinho venha pedir favores.
Porém isso não é verdade em outros lugares, como na China. O sentimento de ligação com vizinhos e favores não é apenas uma gentileza, mas sim uma norma social.
É um sentimento chamado de Guanxi, que assim como muitas outras palavras que ouvimos em outros idiomas, não tem uma tradução exata no nosso idioma. O Professor Xiao-Ping Chen da Universidade de Washington fala que Guanxi é a combinação de duas palavras: guan, ou “ponto de conexão” e xi, que significa “relação“. Usado como um verbo, guanxi significa “enlaçar”, “envolver”.
Uma tradução aproximada para Guanxi seria “relacionamento”, mas vai além do termo. É um relacionamento com um senso implícito de obrigação. Significa você fazer algo para alguém com a certeza (não a expectativa) de que a pessoa faria o mesmo para você.
Quando estudei mais sobre o termo, fiquei realmente impressionada.
Culturalmente falando, é muito diferente de tudo que vivemos nas Américas ou na Europa. Claro, você faz favores, muitas vezes de boa vontade, mas não há a expectativa de uma reciprocidade, ainda mais de forma tão espontânea.
Eu diria que o conceito de Guanxi é a expressão máxima da diferença entre nós ocidentais e os habitantes do extremo oriente: sua identidade e principalmente seus recursos não são definidos apenas pela sua pessoa, mas também as relações que você constrói. Logo, Guanxi faz parte de como os chineses encaram o mundo dos negócios e do empreendedorismo.
E isso tem tudo a ver com Influenciosfera e, principalmente, com o mundo dos negócios.
Especialistas em administração já associaram a filosofia do Guanxi com o sucesso econômico da China. Guanxi é relacionado com o desempenho excepcional nas empresas chinesas, auxilia na entrada em novos mercados e ainda estão pesquisando seu real impacto em eficiência do colaborador e crescimento econômico do país (Leia mais aqui).
Os estudos sobre Guanxi para os negócios são recentes, mas a filosofia já é praticada há milênios. É a prática de expandir os limites do que se entende por família para englobar todos os que influenciamos e temos influência. Por isso que funciona tão bem no princípio de reciprocidade e “Soft Power” que casa tão bem com a nossa Influenciosfera.
Então, o que podemos aprender com os chineses e o seu Guanxi? Pratique a reciprocidade, na família, nos negócios, na vida social. Essa atitude certamente tornará você um pilar da sua comunidade, que estenderá sua influência de uma forma generosa, ganhando respeito ao oferecer respeito. Uma via de duas mãos.
No início não será fácil. Guanxi no Brasil é um investimento de longo prazo, mas acredite, valerá a pena pelo reconhecimento e respeito que você conseguirá com as pessoas que ficam ao seu redor, além de transmitir uma reputação como alguém generoso e influente.
Entre em contato!