

Todo diálogo é uma troca. Eu ensino e ao mesmo tempo aprendo muito com todos os meus alunos. Mas um sentimento que ouvi de muitas pessoas até hoje, um temor muito comum, é o medo de falar em público.
Eu entendo como isso pode ser aterrorizante. Afinal, por vezes temos dificuldades de entender nossos próprios pensamentos, quem dirá explicar eles para outra pessoa? E se não for apenas uma pessoa? E se forem cem pessoas? Todas elas esperando você falar algo que as impressione?
Se você já começou a suar frio com a ideia de falar com cem pessoas ao mesmo tempo, eu recomendo que você continue a leitura deste artigo, pois tenho certeza de que aqui tem ideias úteis para você.
Não importa se é timidez, insegurança ou medo. A dificuldade de falar em público é algo que deve ser trabalhado por alguém que deseja conseguir influenciar o Outro. Afinal, o que adianta você conseguir influenciar uma pessoa, mas “travar” completamente se outras três se juntam à conversa?
Pensando nisso, eu trouxe 7 Dicas Práticas para você cortar as Bolas de Ferro que impedem que você fale em público:
Pessoas tímidas costumam acreditar que suas ideias nunca são boas o bastante. Então, quando estão em uma situação na qual precisam falar sobre suas opiniões e ideias, a primeira coisa que pensam é que “não são boas ou adequadas” e que é melhor ficarem quietas nos seus cantinhos.
Se esse pensamento surgir em sua mente, afaste-o rapidamente. Nós somos nossos piores críticos e a sua ideia pode ser o que falta para convencer uma pessoa de um determinado assunto!
Lembra-se do terror na escola que era quando a professora perguntava se alguém queria ler um trecho da apostila e o silêncio era total? O que ela fazia então? Escolhia alguém para falar e isso causava uma tensão desnecessária. Como evitar então o medo de ser “obrigado” a falar? Fale primeiro. Tome a atitude de se pronunciar na primeira chance que tiver. Não se dê a chance de praticar uma terrível auto-sabotagem. Além disso, ser um dos primeiros a falar fará com que sua presença seja mais notada e até respeitada.
Não deixe para amanhã o preparo que você pode fazer hoje, porque amanhã não vai dar tempo e você entrará mudo, sairá calado e sem suas respostas. Pense antes sobre coisas que você gostaria de esclarecer. Anote alguns tópicos e decida parte do que você poderia falar. Isso facilitará a tarefa quando chegar o momento de se pronunciar e você saberá melhor o que dizer.
Você nunca precisa ter todas as respostas, desde que tenha uma boa pergunta. Uma maneira excelente de se sentir mais seguro com o que você tem a dizer é perguntar para as outras pessoas presentes sobre o que elas pensam sobre um determinado assunto que esteja em discussão. Assim, você evita o processo desgastante de responder e assume uma posição confortável quase que de fora, controlando o rumo da discussão ao seu favor.
Censura, mesmo que na sua própria cabeça, é um hábito que temos no dia a dia. Queremos sempre dizer as coisas do melhor jeito, isso é natural. O problema é quando depois de tanto pensar, a janela de oportunidade passou. Então, fale mesmo. Passe a não restringir suas ideias. Expresse pelo menos uma delas em cada reunião, sem pausas para decidir se você deveria mesmo continuar a dizer aquilo ou não. Dessa maneira, você começará a se acostumar a falar em público.
Muitas pessoas deixam de se expressar por medo de ouvir críticas negativas ao que você tem a dizer. De verdade, gente? Isso é algo que não pode acontecer. Você precisa saber o que outras pessoas pensam sobre suas ideias. Feedback é um elemento muito importante para entender se há algo de errado no que você pensa que pode estar correto e, então, você terá a chance de criar melhores soluções em grupo. Pense nisso como uma oportunidade de mudar posturas erradas, não para ficar quieto e continuar “errado”.
Uma das coisas que fazemos antes de falar com grupos grandes é confidenciar nossas ideias a alguém… E essa pessoa fala antes e toma crédito pelas nossas ideias. Quando nos sentimos inseguros, acabamos permitindo que outras pessoas usem nossas ideias como se fossem delas, tirando nossa credibilidade e visibilidade. Não permita que isso ocorra com você: expresse suas ideias claramente e antes que possam roubar sua voz.
—
Essas foram minhas 7 Dicas para conseguir se livrar da timidez. Foram úteis para você? Comente e diga o que achou!
Lembre-se, você tem todo o potencial para conquistar o mundo… Mas primeiro, você precisa que ouçam você! Conquiste o primeiro sim!
Entre em contato!