Você é Líder? Então com certeza você já ouvir falar em empatia! Como você tem administrado sua equipe? A empatia faz parte da sua gestão? O que você leva em consideração na hora de tomar uma decisão empática?
A empatia é um termo em expansão no mundo corporativo e empresarial. Muito se fala em colocar-se no lugar do outro, entender as necessidades dele e ter mais compreensão, não é verdade?
Mas, será que todos os Líderes entendem o significado dessa palavra e conseguem lidar com as situações de forma empática no dia a dia?
Tenho certeza de que você já presenciou situações além do limite e totalmente desrespeitosas com os colaboradores.
Já ouviu histórias de pessoas que ficaram sabendo que foram desligadas da empresa quando não conseguiram acessar o e-mail corporativo? Ou pessoas que, depois de anos na empresa, ao serem desligadas foram levadas até a porta por seguranças?
O que você pensa sobre essas atitudes? O que você faria de diferente? Ou você faria a mesma coisa?
Quando eu ouço esse tipo de história me dá até um “tututu” no coração, um desespero, sabe?
E se você achou essas histórias absurdas e sem um pingo de empatia, então pode ser que você esteja no caminho certo para ser um Líder empático.
Agora, você sabe o que realmente significa EMPATIA? Segundo o dicionário Priberam, é uma forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa.
Ou seja, é uma capacidade psicológica de sentir o que a outra pessoa sentiria, caso você estivesse vivenciando a mesma situação que ela. É experimentar e compreender os sentimentos e emoções do outro.
Empatia é um sentimento que você precisa cultivar e praticar, mas aí você me pergunta: “como faço isso Laila?”
Se coloque no lugar do seu colaborador! Ele trabalha a semana toda, dá o seu melhor para a equipe e precisa de um dia de folga para ir visitar a família de outra cidade. O que você faz?
Ou ele teve um problema pessoal que precisa resolver e terá que ficar fora da empresa por algumas horas. O que você faz?
Eu te pergunto… quando você era um assistente ou especialista, antes de se tornar um Líder, alguma vez você solicitou algo ao seu gestor ou superior e achou que ele não levou em conta fatores importantes para você?
Lembre daquela época, em que você ainda não era Líder, e pense como gostaria que o seu Gestor reagisse à essas situações. Todos somos pessoas com necessidades emocionais, e ser compreendido pelo Gestor é importante para aumentar a confiança do colaborador, bem como sua conexão com o propósito da empresa.
Afinal, quem não ficaria feliz por conseguir uma folga para visitar a família, depois de tanta dedicação ao trabalho? Quem não se sentiria grato pelo Gestor que libera por algumas horas para resolver um problema pessoal?
E agora que você é Líder, você leva em consideração os sentimentos e necessidades dos seus colaboradores?
O mundo empresarial e corporativo precisa de empatia, você não acha? Pratique a bondade, a compreensão, se identifique com o problema do seu colaborador, se esforce para entender e sanar a preocupação dele.
Manter um bom colaborador na empresa hoje em dia é mais difícil do que você imagina, não perca um membro importante da sua equipe por coisas que com um pouco de empatia e conversa podem ser resolvidas.
Não tome decisões precipitadas, analise todas as situações, peça para que o colaborador explique a necessidade dele.
Tenho certeza de que com essas ações sua gestão será muito melhor, sua equipe vai trabalhar mais feliz e com um sentimento de gratidão.
Você tem dificuldade em lidar com certas situações na sua liderança? Eu posso te ajudar com uma mentoria estratégica, você sabe como funciona? Não? Então vamos conversar!
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