É claro que todos sabem que um dos maiores anseios de qualquer profissional ativo no ambiente corporativo é a tão reconhecida promoção, não é mesmo?
Todos – desde aquele estagiário recém-contratado até o profissional que está há anos na empresa – sonham ver seu trabalho reconhecido por meio da ascensão de sua carreira e, consecutivamente, a ascensão financeira.
Afinal, quem nunca se imaginou se destacando como um líder?
Se compararmos essa ascensão com uma escada, podemos dizer que há profissionais que, estando no primeiro degrau, sonham estar no segundo ou terceiro degrau, mas há aqueles que ambicionam o topo!
Enfim, independente do degrau que você queria estar, saiba que equipes sempre estarão sob o seu comando. Sim, pois é!
Você pode estar liderando uma pequena equipe, um setor ou uma empresa toda! Independentemente quem e quantos são seus liderados, você, como líder, enfrentará desafios e obstáculos durante toda a sua caminhada. E, é por isso que é preciso estar preparado!
Quantas questões, não é? Saiba que esses são os principais questionamentos que passam na cabeça daqueles que, pela primeira ou segunda vez, estão mudando de “degrau”, ou seja, os líderes de primeira viagem.
Mas, em primeiro lugar, é preciso desconstruir a crença de que o líder mais experiente é necessariamente melhor.
Se o mundo muda (e muda todos os dias), o líder – experiente ou líder de primeira viagem – precisa acompanhar esse movimento.
É claro que vemos diariamente inúmeros líderes de terceiro, quarto … décimo “degrau” que, pelo fato de se acharem especialistas, “estacionam” no tempo, ou seja, param de ver as novas tendências, de se aperfeiçoarem, de buscarem por novas alternativas para aumentar a produtividade da equipe etc.
Na verdade, não devemos separar líderes de primeira viagem e os líderes experientes. É preciso pensarmos em:
Esse segundo tipo de líder, muito provavelmente faz carreira, mas passam mais aperto porque eles não se prepararam para todos as adversidades que todo líder enfrenta.
Mas, e aqueles que se prepararam? Aqueles que não eram líderes, mas sonhavam e foram se preparando? O que eles fizeram?
E quais aspectos estou falando?
– Como dar feedbacks de uma maneira construtiva;
Ou seja, todas as questões e pontos que o profissional precisa desenvolver para não ser um chefe autoritário, mas um líder com autoridade
Enfim, o que é preciso saber é que o líder de primeira viagem terá um caminho muito mais fácil se ele já tiver pensado que ele precisa caminhar com a equipe e não ir sozinho, pois para que ele se mostre um líder com autoridade, ele precisa inspirar aqueles que estão ao seu redor e, também, se sentir inspirado.
Em resumo, é preciso estar se preparando há algum tempo porque isso é um caminho, ou seja, é aprendizado para uma vida toda. E então, se aperfeiçoar no que refere-se à habilidade de liderar, ao domínio da argumentação, influência e persuasão etc facilitará (e muito) para o dia que ele for convidado para assumir um cargo de liderança.
Entre em contato!