Você finalmente alcançou a tão esperada promoção, mas se sente inseguro para assumir esse novo desafio? Calma, foi pensando em você que fiz esse artigo.
Antes de te ajudar a ser um ótimo líder de primeira viagem, é preciso definir as diferenças entre líderes e chefes. Você ou algum conhecido com certeza já teve algum chefe que não se incluía nas tarefas ou que tomava para si o sucesso de toda a equipe, não é mesmo?
Esse tipo de gestor tem tendência a dar ordens, comandar os colaboradores, ser autoritário, centralizar todas as decisões e pensar apenas em resultados e lucros.
Ele também é o tipo de pessoa que todos temem e se sentem intimidados, por isso, não o procuram para relatar problemas ou mesmo pedir uma sugestão.
Por outro lado, um líder é aquele que todos admiram e querem estar perto. Ele conduz as pessoas, inspira, motiva e segue na frente, liderando sua equipe.
Um líder é respeitado e admirado, ele busca o bem-estar da seu time para que juntos alcancem os resultados necessários. Além disso, ele toma as decisões levando em conta a opinião de todos os envolvidos.
Ser um bom líder pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, porque um time unido e motivado se torna mais eficiente e proporciona mais resultados.
E para você que deseja ser um líder de sucesso, preparei 10 dicas muito importantes para alcançar esse objetivo.
Já pensou qual tipo de líder você gostaria de ter? É exatamente isso que você precisa considerar para se tornar um gestor de sucesso.
Qual seria um líder ideal para você? Um amigo confiável, disposto a ajudar, que dê bons conselhos e tenha empatia pelos seus colegas? É por aí que você precisa começar!
Ninguém nasce líder, eles se formam assim que começam a conduzir um time. Exercitando sua coordenação e comunicação, sendo coerente, claro, objetivo e convincente. Um líder tem que influenciar as pessoas ao seu redor e promover a mudança, sem causar temor.
Esse é um ponto muito importante ao liderar uma equipe, você precisa confiar no seu potencial e na sua capacidade de tomada de decisões. Você não está nesse cargo por acaso, seu talento precisa explorado. Mas, tenha cuidado, não deixe que a sua posição domine quem você é, controle seu ego e trabalhe em conjunto com o seu time.
Essa é uma qualidade que todos os líderes precisam ter, pensar de forma diferente dos outros proporciona mais liberdade de escolhas. Pense fora da caixa, ouça o seu time, analise seus competidores, pesquise, seja curioso e mantenha-se sempre informado das novidades do mercado.
Conhece aquele velho ditado de que “errar é humano”? Pois então, não tenha medo de errar. Todos somos falhos e por isso sentimos medo, mas é normal. O que difere um bom líder é quando ele assume seu erro e aprende com ele.
Você é um (não é dois! rs), então saiba que não dará conta de fazer tudo sozinho. Por isso, confie na sua equipe e delegue as tarefas de acordo com o perfil de cada colaborador. Além de te ajudar a completar os afazeres, seu time ficará feliz em saber que você confia nele. Aprender a delegar é essencial para todo gestor de sucesso.
Por ser um líder de primeira viagem, você pode ter um pouco de dificuldade em ouvir sua equipe. Geralmente ao assumir esse tipo de cargo, a pessoa busca reafirmar sua segurança, tentando mostrar que sabe tudo, mas esse tipo de comportamento afasta os colaboradores. Aprenda a fazer perguntas e ouvir o que o time tem a dizer, assim você pode aprender com eles e motivá-los.
Estar à frente de uma equipe requer muita responsabilidade, logo, a partir desse momento, suas ações e palavras possuem muito mais importância. Por isso, pense mais antes de falar ou fazer algo, por mais simples que pareça. Seus atos podem afetar alguém da sua equipe, por isso, ter uma postura humilde e colaborativa é importante. Esteja sempre aberto a diálogos, assim você pode avaliar como está sendo percebido pelo time e fazer ajustes.
Ao ser promovido você terá que liderar uma equipe da qual antes fazia parte, isso inclui delegar funções e tarefas aos seus colegas de trabalho. Pode ser difícil no começo, principalmente para um líder de primeira viagem, pois requer mudanças de comportamento. Agora é preciso delimitar prioridades e limites do que pode e o que não pode mais ocorrer. Deixe claro sua postura com muito respeito e clareza.
É sempre bom receber uma recompensa por um trabalho bem feito, não é? Mesmo que seja apenas um agradecimento. Um bom líder sabe tudo o que acontece com a sua equipe e com isso consegue perceber os esforços dela. Recompensar seu time por um bom desempenho mostra que você reconhece o trabalho de cada um, confia e sabe que juntos podem alcançar todos os objetivos traçados.
Saber reconhecer e aproveitar o talento de cada membro da sua equipe é o ponto chave para o sucesso de um gestor. Seja um observador, esteja atento a todas as qualidades dos seu liderados, só assim você conseguirá explorar o potencial da sua equipe.
E aí? Gostou das orientações? Tenho certeza que posso te ajudar ainda mais nessa fase! Conheça a minha mentoria para novos líderes, acesse e saiba mais.
Agora que você já conhece as principais características de um verdadeiro líder, é hora de colocar em prática!
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