Quando pensamos em persuasão, temos uma imagem muito estabelecida nas nossas mentes: alguém impondo sua vontade sobre o outro, efetivamente “vencendo” seu interlocutor e conseguindo vantagens enquanto o outro não consegue exatamente o que quer.
Esse método é efetivo, mas pouco sustentável. Se você abusar de um parceiro, exigir demais e oferecer pouco em retorno, ele fica cada vez menos disposto em ajudar você no futuro.
Na contramão deste método de persuasão pouco sustentável, o método da Influenciosfera é todo baseado no que chamamos de “persuasão generosa”.
A persuasão generosa se baseia no princípio da reciprocidade. Você oferece respeito para ganhar respeito em troca e dessa forma expandir a sua Influenciosfera.
Respeito existe quando temos uma verdadeira admiração pelos pontos de vista e ações de outra pessoa. Nós avaliamos suas habilidades, capacidades e qualidades, e então julgamos tal pessoa digna do nosso respeito.
O que geralmente fazemos é criar categorias de pré-julgamento, colocando as pessoas que vamos conhecendo em caixinhas e tratando-as de acordo com o que essas características demonstram. É algo como dizer que “adolescentes são todos iguais”, ou ainda julgar as pessoas por seus gostos, profissões e quaisquer outras características.
Assim, você pode até influenciar essas pessoas, mas você não tem seu respeito simplesmente porque você não as respeita.
Quando demonstramos respeito, ganhamos respeito em troca. Esse mecanismo psicológico é o que gera a sensação de reciprocidade, que faz com que seus interlocutores demonstrem respeito por você. Um círculo perpétuo de respeito e admiração que alimenta suas parcerias.
Então é isso que você deve fazer. Aprender a influenciar a quem você quer respeitar.
E como usar palavras que mostrem mais respeito? Repensando frases repletas de conotação negativa com uma ideia mais positiva. Exercendo um poder de forma menos agressiva e mais branda e compreensiva, o que chamamos de “Soft Power”.
1. Palavras de Encorajamento: Ao invés de reclamar quando um colega não atinge os resultados esperados, valorize seu esforço.
“Eu sei que as coisas podem ser difíceis, mas eu consigo ver o quanto você está se esforçando. Quero que você saiba que eu estou aqui para ajudar no que for preciso.”
2. Palavras de Perdão: Deslizes acontecem e é essencial que o colaborador não seja julgado apenas por seu deslize. Por vezes, a melhor solução é perdoar e pensar em formas de corrigir o erro no futuro. Generosamente, dê uma chance para ele melhorar.
“Você errou, mas isso acontece. Isso não reduz o seu valor para mim ou para o nosso projeto. Vamos pensar em como podemos reverter o quadro juntos.”
3. Palavras de Incentivo: Não espere que seus colaboradores simplesmente melhorem do dia para a noite. Encoraje-os a fazer perguntas, a melhorar.
“Quando você faz perguntas, eu entendo você melhor. Nunca pense que a sua pergunta é burra demais. Eu estou aqui para ajudar, sempre.”
4. Palavras de Respeito: Não foque apenas em resultados tangíveis, transformando o ambiente em um lugar competitivo. Busque criar um ambiente de respeito mútuo.
“Enquanto temos que prestar atenção nas métricas, minha prioridade é criar um ambiente de respeito mútuo. Eu pretendo trabalhar duro para mostrar que cada uma das suas opiniões, ideias e sentimentos são respeitados aqui neste espaço.”
5. Palavras de Expectativa: Ao invés de cobrar demais resultados em uma determinada área, tente entender onde os talentos e paixões do seu colaborador podem ser mais bem aproveitados.
“Eu quero que você atinja seu potência, mesmo que tenha que remanejar sua função. Que objetivos você quer atingir?”
6. Palavras de Esperança: Ajude seu colaborador a melhorar naquele dia, mas também o ajude a visualizar um futuro melhor.
“Você é um excelente colaborador, muito bom com pessoas. Essa característica certamente vai ajudar você em muitas outras etapas da sua vida.”
7. Palavras de Compreensão: Tente usar palavras que busquem criar uma conexão empática com o seu interlocutor. Deixar claro que você o entende, ou que essa compreensão é importante para você.
“Eu quero entender a sua perspectiva. Por favor, diga-me como você chegou a este resultado.”
8. Palavras de Parceria: Deixe de lado a atitude “vai ser do jeito que eu quero”. Ao contrário, adote uma postura de colaboração e cooperação. Isso fará com que o seu colaborador não se sinta apenas como um empregado, mas como alguém que faz a diferença.
“A empresa é minha, mas isso não quer dizer que eu estou sempre certo. Eu respeito seu papel na empresa e o que você agrega de conhecimento.”
9. Palavras de Feedback: Trabalhar com pessoas que eventualmente são desrespeitosas significa que você deve lidar com isso para evitar um efeito bola de neve. Ao invés de ignorar, tente entender os motivos por trás de tal comportamento.
“O que aconteceu algumas horas atrás foi muito desrespeitoso comigo e com a empresa. Como você poderia ter feito isso de uma forma diferente?”
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Este foi o primeiro texto da série “Persuasão Generosa”.
Aguarde, pois teremos muito mais sobre essa técnica de persuasão sustentável que não cria relações baseadas apenas em vantagens, mas sim em conexões importantes para você expandir e muito o seu poder de influência.
Não pense em gentileza como um ato gratuito. Ao invés, pense como um investimento para o futuro da sua Influenciosfera.
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