Vamos começar o texto desmistificando um antigo preconceito: não evite conflitos.
Já imagino seu protesto silencioso com a frase anterior. Afinal, você ouviu durante toda a vida que você deve evitar conflitos para conviver bem com pessoas. É uma afirmação que faz sentido, pois vivemos em sociedade e (supostamente) quanto menos atritos, melhor.
Porém, tenho uma notícia ruim para você. Conflito é algo inevitável.
Vamos pensar em conflito. É o choque de duas forças. Pode ser uma guerra, como todos nós estamos acostumados a pensar, como também pode ser um acidente automotivo, uma competição de natação ou mesmo um argumento.
Sabe o que mais é um conflito? Um diálogo. Um argumento. Nesse caso, é você contra o Outro. Você tentando convencer o Outro do seu ponto de vista ou da necessidade do seu produto e o Outro pensando na possibilidade da compra. Você buscando convencer e o Outro resistindo.
Já pensou por esse lado? O conflito é absolutamente necessário para o seu sucesso profissional. Por isso que você está aqui, inclusive. Você quer aprender a melhorar o seu poder de persuasão, ou seja, se armar melhor para os conflitos diários.
Não existe profissional no mundo que não precise do conflito para atingir os seus objetivos. O conflito é o catalisador do sucesso: faz com que ele chegue mais rápido e de forma mais estrondosa.
Então, qual o problema, Laila? Por que o conflito tem uma reputação tão ruim na sociedade?
Bem, porque as pessoas ainda não aprenderam a diferenciar “conflito” de “confronto”.
Mas eu não culpo, é uma diferença muito sutil, mas que muda completamente a relação de como encaramos o conflito.
Veja só um exemplo que eu costumo dar para explicar a diferença entre conflito e confronto. Conflito é um acidente de carro. É um fato, um acontecimento, que pode ter consequências negativas ou não. Confronto é quando você, depois do acidente, sai do carro disposto a brigar com o outro motorista, exigindo que ele pague a franquia do seguro.
Confronto também quer dizer envolvimento emocional. É quando você se deixa levar pelos seus valores e ideais em direção ao combate e deixa em casa conceitos como empatia, compreensão e argumentação.
Não há argumento no confronto. Mesmo quando há um vencedor, todos perdem.
Por isso que a marca do bom vendedor, do bom argumentador, é engajar em conflitos, mas nunca em confrontos. Manter a cabeça clara e o posicionamento estratégico é a sua melhor chance se resolver um conflito da maneira mais satisfatória.
Olha só, eu usei a palavra “resolver o conflito”, não vencer o conflito. Foi de propósito. Porque quando você pensa em “vencer” algo, você está usando o conflito como desculpa para ir para um confronto. Você está pensando apenas na sua parte e não no todo, na relação entre os envolvidos no conflito. Ou seja, você está tornando isso algo pessoal. E é justamente isso que você deve evitar.
Conflito gera soluções e satisfação. Confronto gera embates e atrito. O fim do conflito traz boas relações, já o confronto traz sempre o ressentimento de uma das partes.
Então, trate toda a negociação com um cliente como se fosse um conflito. A ação é óbvia, você quer vender e ele quer comprar. A ideia principal da influência sustentável é como você pode fazer com que ambos os lados do conflito saiam satisfeitos e tenham as lembranças desse conflito como uma experiência satisfatória.
É verdade que você nunca esquece seus piores confrontos. Mas quem tem um conflito resolvido satisfatoriamente com você, sempre volta. E assim que você expande a sua influenciosfera, de conflito em conflito, a cada cliente satisfeito.
Então, não se preocupe. Faça como eu e ame o conflito. Se você estiver preparado, ele só trará bons frutos para você.
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1 Comentário
Diferença entre Conflito e Confronto…simplesmente uma dica preciosa, atual e inesquecível. Parabéns Laila. Obrigado por compartilhar com a gente mais este conhecimento.