As motivações que levam as pessoas a criar um negócio são muitas, mas as mais citadas em pesquisas com Empreendedores atuais ou em potencial são:
Então, responder às questões acima talvez seja um dos passos para dar início ao PROJETO de ter seu próprio negócio.
PERIGO!
1. Das motivações acima, em quais você se encaixa?
Se a principal motivação é montar o próprio negócio porque você perdeu o emprego, muito cuidado!
Ao decidir montar uma empresa, você precisa vislumbrar o que estará fazendo a longo prazo. Não se trata de uma decisão de momento que muitas pessoas, infelizmente, tomam por falta de alternativa. Porém, mesmo que esta tenha sido a motivação inicial, é possível você ser muito bem-sucedido!
Quando a principal motivação é o dinheiro, o CUIDADO também deve ser levado em consideração.
O dinheiro em si é uma métrica do sucesso nos negócios, mas os Empreendedores mais bem-sucedidos são quase unânimes em afirmar que o dinheiro nunca foi sua principal motivação. O desafio de auto-realização, ou seja, fazer o sonho acontecer foi a principal motivação para eles, e muito citam ainda a busca de novos desafios e o sentimento de poder definir o caminho a seguir, onde entra a independência e autonomia.
2. Pesquise, analise, planeje, projete, enfim…execute!
O caminho é longo e os métodos podem variar um pouco dependendo do ramo de atividade do negócio. Porém, algumas ferramentas vão servir para qualquer área, e são elas:
Portanto, é claro que não existe uma receita exata para começar um negócio, existe sim o “sonho” e a vontade de crescer – e é nisso que você deve se apoiar se quiser começar. E aí, você está pronto?
Entre em contato!
2 Comentários
Os cientistas definiram que a motivacao e a energia que desperta e mantem os esforcos ate conseguirmos atingir um determinado objetivo. As motivacoes se diferem, dadas as situacoes diferentes que o individuo vivencia, como no ambiente escolar, de trabalho, religiosa e dentre outras.
Com certeza! Que legal esse ponto de vista mais científico!