Bom, já te expliquei, em nossa última conversa, sobre algumas características de um líder e, também, te respondi se essas características são natas ou podem ser adquiridas.
Um líder deve ser capaz de construir confiança, ouvir efetivamente e produtivamente, oferecer feedback, modelar comportamentos eficazes da equipe e motivá-la a todo tempo.
Para ser um líder melhor, saber argumentar e persuadir é importante. Além disso, manter a mente sempre aberta para tudo o que acontece na empresa: não apenas para criar soluções criativas para problemas, mas também para ouvir as necessidades dos colaboradores.
Um exemplo simples!
Se o seu colaborador é inexperiente, ele deve ser ignorado? A resposta é: não.
Percebe como ser um líder é tarefa difícil? Mas não é impossível! Só é preciso dedicação para que algumas técnicas sejam adquiridas.
Olha só:
Eu sempre bato nessa tecla porque como já diziam os antigos “estudar nunca é demais”. Mas, ao mesmo tempo, se você não estudar as coisas certas, pode perder um pouco de tempo. Direcione seu foco para treinar as características mais utilizadas por um líder, como a sua persuasão, argumentação, suas técnicas de apresentação etc.
Como já falei aqui também, um líder e sua equipe são reflexo do comportamento exercido no ambiente de trabalho. Se você permite fofocas, não é ético e demonstra falta de transparência para com os colaboradores, eles podem fazer o mesmo com você. E isso é bastante prejudicial para a sua empresa!
Não se mostre desatento com a sua equipe, com as ideias deles e, também, com as suas atitudes. Demonstrar um ego inflado ou falta de empatia pode causar má impressão com os colaboradores e, com isso, eles podem se sentir desconfortáveis em trabalhar com você.
Essas são apenas algumas atitudes que você pode ter para começar (começar, hein?) o seu processo de liderança de uma maneira mais eficaz. Vamos lá?
Que problemas mais você tem na sua empresa? Me mande um e-mail! Quem sabe eu possa te ajudar, não é mesmo?
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