Em rápida pesquisa no meu Facebook, descobri que os líderes das empresas contratam seus colaboradores, em sua maioria, por um motivo: afinidade com o processo da empresa.
Aliás, a sua empresa tem processo? Se não, ligue o alerta!
O processo é o coração da sua empresa – é a jornada dela, é por onde passa tudo o que acontece nela, todos os serviços prestados, envolvendo todos os departamentos e todos os colaboradores presentes nas diferentes hierarquias.
Lembra quando você estava na escola, mais precisamente na aula de Matemática, e o professor te ensinava equações?
Se você errasse um único número em qualquer parte do processo, o resultado daria errado, não é?
O mesmo acontece com a sua empresa: se ocorre algum erro, o processo todo é prejudicado (ou seja, todas as atividades do seu negócio!).
Planejando (MUITO bem!) o processo. Sente com todos os superiores e estabeleça as regras: por quem vai passar tal tarefa, quem vai centralizar a comunicação da empresa, quais os cargos e funções de cada um. Após isso, documente o processo e apresente aos seus colaboradores. Acredite, em todos os meus anos de experiência, vi como uma simples falha no processo pode comprometer os resultados de maneira tão drástica!
Faça o job description de todos os seus colaboradores, para que todos tenham plena convicção de suas tarefas.
Se, após formalizar o processo você sentir dificuldades em monitorar e mensurar como as coisas estão indo, tente utilizar algum dos softwares de gerenciamento de tarefas disponíveis online.
E aí, vocês já tiveram algum problema com processo? Me contem tudo!
Entre em contato!