Sabia que os maiores problemas das equipes em grandes empresas são a falta de segurança no Líder e o medo de retaliação que o colaborador sente, caso realize alguma tarefa de forma errada?
A segurança no ambiente de trabalho é imprescindível, e não estou falando de segurança física, estou falando de segurança psicológica! Estar psicologicamente seguro proporciona ao colaborador mais engajamento e liberdade para inovar.
Equipes de alto desempenho sentem firmeza na liderança, ou seja, eles sabem que o líder do time ficará ao lado deles independente do que acontecer e que podem contar com ele para encontrar a melhor solução.
Quando um time não apresenta resultados e inovações, geralmente isso indica sinal de má gestão, sim. Quando o Líder faz ameaças, demonstra que erros geram punições ao responsável, e desaprova todas as ideias apresentadas, tais atitudes geram pressão psicológica e, consequentemente, medo.
Quando o local de trabalho é desafiador, mas não ameaçador, as equipes têm mais liberdade para ampliar os horizontes e construir novas estratégias e produtos. A confiança é um fator muito importante no sucesso da equipe.
Então, como você pode aumentar a segurança psicológica da sua equipe? Tente aplicar as seguintes dicas no seu dia a dia.
1. Seja um colaborador e não adversário
O verdadeiro sucesso é um resultado em que todos saem ganhando, por isso, quando surgirem conflitos, trate seu liderado como um colega de trabalho e peça a opinião. “Como você acha que podemos alcançar o resultado desejável?”.
Demonstrar que você valoriza a opinião dele faz com que ele se sinta importante e que compartilhe a opinião sempre que achar necessário, proporcionando uma relação de confiança.
2. Seja humano
Todos temos necessidades, somos humanos, então, aja como um. Respeito, competência e autonomia é o que todos buscamos, reconheça essas necessidades do outro, pois essa atitude gera confiança e promove comportamentos positivos nos colaboradores.
Sempre analise as situações pensando no lado humano, seja empático, tente entender e se coloque no lugar do outro. Pergunte-se: “o que eu gostaria que meu líder fizesse nessa situação?”
3. Antecipe as reações
Pense com antecedência na reação do seu time diante de uma discussão e planeje. Enfrente conversas difíceis de frente e prepare-se para as possíveis respostas. Talvez seja necessário reunir evidências concretas para reforçar seus argumentos. Pense: “Se eu posicionar meu argumento dessa maneira, quais são as possíveis objeções e como responderia a esses contra-argumentos?” Observar a conversa por essa perspectiva expõe as fraquezas das suas ideias e incentiva você a repensar seus argumentos.
4. Procure entender os fatos demonstrando curiosidade
Um problema ocorreu e precisa saber como e porque? Ao invés de culpar a equipe, aja com curiosidade. Mostre fatos e pergunte, por exemplo: “Imagino que existem vários fatores em jogo. Talvez possamos descobrir juntos quais são eles?”
Em geral, as pessoas responsáveis por criar um problema já possuem a solução, então peça soluções! Exemplo: “O que você acha que precisamos fazer aqui?” ou “Como eu poderia ajudá-lo a resolver?”
5. Peça feedback e analise a segurança da sua equipe
Pedir um feedback sobre a conversa e como abordou o assunto desarma o outro, além disso, pode te ajudar a melhorar alguns aspectos e aumentar a confiança da equipe na sua capacidade de liderança.
Utilize esse feedback como uma forma de medir a segurança psicológica da sua equipe, pergunte periodicamente o quão seguros eles se sentem e busque saber como poderia melhorar o sentimento de segurança.
Monte enquetes anônimas, chame o colaborador para uma conversa e ouça o que seu time têm a falar. Seja aberto a novas ideias e propostas.
Ao criar esse senso de segurança psicológica na sua equipe, juntos vocês poderão atingir níveis mais altos de engajamento e motivação.
O que achou dessas dicas? Quer se tornar um líder respeitado e admirado pela sua equipe? Durante uma mentoria, posso te ajudar a melhorar pontos importantes na sua liderança e alcançar sucesso com a sua equipe.
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