“… shoud I stay or should I go?
Should I stay or should I go now?…”
Essa música te lembra alguma situação de tomada de decisão? Vamos analisar:
Você para, pensa, pensa de novo e … não decide nada!
“E se eu falhar?”
Você já passou por isso?
Sentir medo é normal, ainda somos seres humanos e, errar, faz parte do aprendizado e da nossa evolução. Mas é preciso ficar em alerta e observar se esse medo não está ultrapassando a barreira do comum e, assim, te sabotando — quem costuma sofrer mais com seus próprios erros são aqueles com baixa autoestima ou vaidade em excesso (eles são mais sensíveis a críticas).
O medo em excesso deixa a pessoa estagnada e, desse jeito, ela deixa de agir. Quem tem muito medo de errar não se permite fazer.
O fato é que muitos não se dão conta de que é no erro que podemos sim achar uma oportunidade! E essa é uma característica de líder: achar as oportunidades e ver o lado positivo onde os outros não enxergam e, a partir daí, reconstruir a história.
É claro que muitas decisões não são tão simples de serem tomadas e o excesso de preocupação pode trazer a insegurança para esse momento: a pessoa pode ficar mais vulnerável ao medo, se assustar com a possibilidade de fracassar e se achar incapaz. Mas, se pararmos pra pensar bem, veremos que nem todo erro ou falha é fatal. O que a gente precisa nessas horas é ter a humildade de reconhecer o erro, se retratar e aprender com ele, pra lá na frente não cometer o mesmo equívoco.
Após essa reflexão, dê um passo a frente e pense na próxima etapa/projeto. Todos nós sabemos que sempre há coisas pra aprender, então, acredite em você e dê um passo de cada vez — o importante é não deixar de tentar ou arriscar.
A humildade de reconhecer e aprender com os próprios erros é uma das qualidades essenciais dos grandes líderes.
Além disso, vamos voltar ao planejamento – a mesma tecla de novo? Sim. Planejamento é essencial para a sua empresa e para a sua vida. Um líder, além de agir, se planeja: pensa, repensa, arrisca, age, reage. Não tem medo do futuro – se adequa à ele. Não é inseguro – respira fundo e assume. Tem comprometimento e postura.
E para atingir isso, não é difícil, mas requer planejamento. Isso é história para outro artigo, mas vou te dar um EXCELENTE passo para você e sua equipe começarem se você clicar aqui!
Entre em contato!